Cerveja que os outros bebem: Ola Dubh 40

Hoje a cerveja é de um convidado: o Elio C. Guzzo. Ele mora em Maceió e tem tomado boas cervejas por lá, mesmo sendo complicada a vida do bebedor de cerveja fora do sul/sudeste desse Brasil. E a boa cerveja no caso é a Ola Dubh 40 que tem como base a Porter Old Engine Oil da mesma cervejaria Harviestoun. Veja o que o Elio achou da Ola Dubh 40, uma cerveja pra lá de especial escolhida para ser provada em uma data também especial.

"No Dia dos Pais deste ano (meu segundo já), eu precisava tomar uma cerveja especial para comemorar a data... E a escolhida foi a Ola Dubh 40, da cervejaria escocesa Harviestoun. Eu já havia experimentado outros rótulos desta cervejaria, como a Bitter & Twisted, a Schiehallion, e a Old Engine Oil, mas a desta vez foi especial. 

Trata-se de uma Ale, maturada em barris de carvalho previamente utilizados para o envelhecimento de uísque “single malt” 40 anos. Só por ser um “single malt”, já não é pouca coisa... Mas ainda segundo a marca, também não é qualquer uísque, e sim o Highland Park, um dos melhores do mundo. Cada uma das garrafas da cerveja é numerada e assinada pelo “Head Brewer” e também pelo “Master of Wood”. 
Cada garrafa é numerada e assinada!
As Ales inglesas são fortes e costumam não agradar o paladar dos iniciantes, mas eu, sempre que posso, compro alguma, e já aprendi a gostar delas. Esta Ola Dubh 40 tem cor preta e consistência um pouco licorosa. Não por acaso, o seu nome significa “óleo negro”. Ela é descrita pelos especialistas como tendo notas de chocolate, fumo, madeira de carvalho, melaço, frutas escuras, baunilha, verniz, trufa, iodo, metal, etc... Para mim, que não sou especialista e não tenho a sensibilidade para sentir nem a metade destas coisas, ficou muito evidente o delicioso aroma de uísque... Com os olhos fechados e mexendo o copo sob o nariz, tinha a nítida impressão de estar tomando uísque. Mas claro, o sabor do malte torrado não deixava nenhuma dúvida de que era uma cerveja... E das boas!!! Enfim, a cerveja fez jus à data... Perfeita!!!"

Obrigado Elio, por ter aceito o convite para contar suas impressões dessa cerveja e me deixar com mais vontade de prová-la!


Ficha

País: Escócia
Tipo: Porter
Graduação alcóolica: 8%
Cervejaria: Harviestoun


2 comentários:

  1. Bem, essa cerveja não foi a mais gostosa que já tomei na vida, mas certamente foi a cerveja que mais testou os meus sentidos.
    A Gente sente tudo, do cheiro inconfundível do uísque aos sabores da madeira e baunilha...
    Além de ele ser bonita, com uma apresentação especial.
    Eu fiquei feliz com a escolha!!!

    ResponderExcluir