Fuller's India Pale Ale

Uma cerveja indiana? Um estilo indiano? Foi o que pensei quando vi o rótulo de uma India Pale Ale pela primeira vez. Puro engano, a Índia do nome é apenas um destino, e no caso desse estilo, um destino amargo. O século XVIII trazia muitos desafios a quem queria exportar para terras distantes, incluindo os fabricantes de cervejas ingleses. À época a Inglaterra dominava a Índia e o comércio entre as duas nações era intenso. Os ingleses que foram enviados para o calor indiano demandavam uma boa cerveja, que na época nem era gelada, mas eram ingleses e eles demandam cerveja. Só que as cervejas estragavam, a longa viagem, a variação de temperatura ao descer do norte, atravessar a linha do equador, cruzar o Cabo da Boa Esperança e de volta ao norte em direção à Índia não fazia bem às cervejas. Mas o dono de uma das cervejarias, George Hodgson, da Bow Brewery, resolveu o problema aumentando consideravelmente a quantidade de lúpulo e álcool à sua receita de Pale Ale. Com esses conservantes naturais as cervejas chegavam à Índia em bom estado e prontas para o consumo. Nascia ali mais um estilo de cerveja.

Essa é a história boa de contar mas há quem alegue que não passa de lenda porque há registros de ales e porters que sobreviviam à exportação para a Índia e que eram mais potentes no álcool e mais lupuladas que as IPAs da época.

Hoje em dia as American IPAs produzidas nos Estados Unidos  são as representantes mais lupuladas. Algumas cervejarias nacionais aderiram ao lado amargo da força e também produzem boas cervejas no estilo usando, geralmente, os lúpulos cultivados nos EUA.



A Fuller's India Pale Ale é de produção sazonal e pode ter  4,8% ABV ou 5,3%. Foi essa última que experimentei dessa vez. Ela apresenta uma cor acobreada e uma fina e persistente espuma. O aroma é um pouco frutado e dá para perceber o malte também. O sabor do malte equilibra bem com o leve amargor. É uma cerveja bem carbonatada, leve, que passa a sensação de refrescância. Não é muito complexa nos aromas e sabores mas é muito equilibrada. É ótima para aqueles que querem conhecer o estilo mas não querem se arriscar com uma cerveja mais amarga.


Ficha

País: Inglaterra
Tipo: India Pale Ale
Graduação alcóolica: 5,3%
Cervejaria: Fuller's

Nenhum comentário:

Postar um comentário